VII Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos

Telefone: (0xx21) 2629-5452

PALESTRANTES

Vladimiro Miranda

Vladimiro Miranda nasceu no Porto, Portugal. Graduou-se em Engenharia Elétrica em 1977 e recebeu o Ph.D. Licenciado em Engenharia Elétrica pela FEUP, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1982.

Ele detém atualmente as seguintes posições:
1. Professor Titular (Professor Catedrático) na FEUP.
2. Diretor / Membro do Conselho de Administração do INESC TEC, uma organização privada sem fins lucrativos de P & D reconhecida como Laboratório Associado pelo Ministério da Ciência e com a Universidade do Porto como o principal associado.
3. Diretor-presidente do INESC P & D Brasil, uma organização privada sem fins lucrativos de P & D com sede em São Paulo, Brasil.
4. Diretor da OCEANUS – Marine Research and Development, um consórcio na Universidade do Porto para P & D e transferência de tecnologia multidisciplinar associado aos oceanos, à economia do mar e à exploração do mar profundo.

Em 1981, ele se juntou à FEUP como palestrante. Em 1985, ele também se juntou ao INESC, um dos principais institutos de P & D em Portugal, onde passou a ser coordenador da área de Power Systems durante a década de 90.

Em 1996 e 1997, permaneceu como Professor Titular Visitante na Universidade de Macau, na China. Ao mesmo tempo, ele foi nomeado Presidente do Conselho de Administração do INESC Macau, um instituto de I & D conjunto português-chinês. Ao retornar a Portugal, tornou-se Presidente do Conselho Científico do INESC Porto em 1998 e Diretor / Membro do Conselho do INESC Porto, desde 2000 até o presente dia. Em 2005 foi Professor Visitante da Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil.

O Prof. Miranda é atualmente Conselheiro Acadêmico Internacional do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Politécnica de Hong Kong, Professor Visitante (honorário) da Universidade de Novi Sad, Sérvia, membro do Conselho Científico da IRESEN (agência do Governo de Marrocos) para as energias renováveis) e membro do Conselho Científico do Laboratório de Defesa Química e Biológica das Forças Armadas Portuguesas.

Ele também é membro do Conselho Consultivo Científico Internacional do IIT – Instituto de Investigação Tecnológica, Universidad Pontificia Comillas, Madri, Espanha e da IEE – Instituto de Energia Eléctrica, Universidade Nacional de San Juan, Argentina.

O Prof. Miranda atua no Conselho de Administração das empresas de spin-off criadas no sistema do INESC. Ele também atuou como avaliador de projetos de pesquisa para as organizações governamentais de ciência de Portugal, Noruega, Croácia, África do Sul, Chile e Argentina. Para o governo deste último país, atuou como auditor externo no processo de avaliação de instituições de pesquisa.

Ele foi responsável por muitos projetos de pesquisa a nível internacional, na União Européia, nos Estados Unidos e no Brasil, e foi autor ou co-autor de mais de 200 publicações, especialmente em áreas relacionadas com a aplicação de Inteligência Computacional aos Sistemas de Energia.

 

Jose C. Principe

University of Florida – EUA

Jose C. Príncipe possui o título de Engenheiro Eletricista (Universidade do Porto), Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade da Flórida e é Doutor Honoris Causa pela Universita Mediterranea em Reggio Calabria, Italia. Dr. Príncipe é professor na Universidade da Florida desde 1987 e desde 2002 é Distinguished Professor of Electrical and Biomedical Engineering na mesma universidade. Em 1991 ele criou o Computational NeuroEngineering Laboratory com objetivo de fomentar a pesquisa em tópicos relacionados a processamento de sinais e informação proveniente de sistemas biológicos. Por suas contribuições, ele recebeu os prêmios Gabor Award da International Neural Network Society, Career Achievement Award da IEEE Engineering in Medicine and Biology Society e o IEEE Neural Network Pioneer Award da IEEE Computational Intelligence Society. Dr. Príncipe é membro das sociedades IEEE e AIMBE, ex-presidente da International Neural Network Society e ex-membro do Advisory Science Board da FDA e atual vice-presidente da IEEE Engineering Medicine and Biology Society. Possui atualmente mais de 700 publicações em periódicos, 20 patentes concedidas, é coautor de 5 livros, além de ter orientado 81 teses de doutorado e 65 dissertações de mestrado. Seus principais interesses são processamento de sinais variantes no tempo através de modelos neurais adaptativos, teoria da informação, reconhecimento de padrões, interfaces cérebro-máquina e dinâmicas cerebrais.

Foto del docente

Antonio Morandi 

Antonio Morandi recebeu o Mestrado e o Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Bolonha em 1999 e 2004. Desde 2006 é Professor Assistente de Engenharia Elétrica na Escola de Engenharia da Universidade de Bolonha. Ele é membro da DEI “Guglielmo Marconi” – Departamento de Engenharia Elétrica, Eletrônica e de Informação.
No ano acadêmico atual é responsável pelos seguintes cursos
– Elementos de Engenharia Elétrica T-A, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, Primeiro ciclo de licenciatura
– Engenharia de Sistemas Supercondutores M, Engenharia de Energia, Mestrado
Os seus interesses de pesquisa são sobre aplicações de energia de supercondutores de alta temperatura e sistemas avançados de energia. Ele coordenou vários projetos de pesquisa financiados por Agências Públicas e empresas privadas e contribuiu para a prototipagem de aparelhos de potência supercondutores (FCL e SMES) e o desenvolvimento de ferramentas de modelagem e design.
Antonio Morandi é autor de cerca de 50 artigos técnicos publicados em revistas e conferências internacionais. Ele é inventor de duas patentes. É revisor de projetos de pesquisa no setor de energia para a Comissão Européia, o Ministério da Educação, Universidades e Pesquisa italiana e institutos de pesquisa estrangeiros.
Antonio Morandi participou como palestrante em conferências internacionais e associações de pesquisa e moderou discussões técnicas nas mesmas. Ele é um membro sênior do IEEE e é membro do Comitê Nacional Italiano CEI CT90 – Supercondutividade e membro do Comitê Diretivo Internacional sobre Modelagem HTS. Ele foi membro de comitês de programas em conferências internacionais e foi o presidente do 5º Workshop Internacional sobre Modelagem Numérica de Supercondutores de Alta Temperatura, Bolonha-Itália, junho de 2016.

Apresentação

 

Luis Nando Ochoa

Luis Ochoa é professor de redes inteligentes e sistemas de potência na Universidade de Melbourne, na Austrália, e professor de meio período na Universidade de Manchester, Reino Unido. Ochoa é palestrante do capítulo PES do IEEE desde 2015 e membro sênior desde 2012. O professor participou do período de 2007 – 2010 como pesquisador em sistemas de energia na Universidade de Edimburgo, Reino Unido em 2010. O mesmo possui bacharel em engenharia mecânica e elétrica recebido pela UNI (Peru), e um mestrado em pesquisa e um PhD em engenharia elétrica, ambos pela UNESP, Ilha Solteira (Brasil).

Apresentação

 

Bernardo Bezerra

Graduou-se em Engenharia Elétrica e de Produção, é mestre e doutor em Engenharia Elétrica. Ingressou na PSR em 2004 onde atualmente é Diretor Técnico e vem atuando nas seguintes áreas: (i) estudos de planejamento energético integrado gás-eletricidade, (ii) leilões de energia (desenho, análise e estratégia de oferta), (iii) gerência de riscos, (iv) assessoria regulatória a investidores e (v) análise econômica de projetos de geração. É membro da IEEE Power Engineering Society, onde vem atuando ativamente e ministra cursos na área de energia. É autor e co-autor de mais de 25 artigos técnicos em revistas e conferências nacionais/internacionais. Tem sido palestrante em conferências e seminários no Brasil e exterior.

Apresentação