HISTÓRICO

O Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE) tem sua origem nos Encontros dos Grupos de Sistemas Elétricos (EGSE), de abrangência regional, e nos Encontros Nacionais de Engenharia de Alta Tensão (ENEAT). Foram três edições desses encontros, 1995, 1997 e 2000, sempre com expressivo crescimento entre uma edição e a subsequente.

 

Após uma interrupção no período 2001-2005, a comunidade técnico-científica nacional que atua na área de Sistemas Elétricos constatou a necessidade da retomada destas atividades e da criação de um fórum específico para intercâmbio de informações relacionadas à área de Sistemas Elétricos de Potência. Desta forma surgiu o Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos – SBSE, resgatando, e ampliando o embrião de um congresso mais abrangente, que foi o III ENEAT. Desde o início, o SBSE teve como objetivo principal promover a integração entre universidades, centros de pesquisas, concessionárias de energia elétrica e empresas fabricantes de equipamentos. Sua retomada deu-se em julho de 2006 com a realização do Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos – SBSE 2006, novamente sob a coordenação do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG.

 

SBSE 2006: Organizado pela UFCG, com o apoio da CHESF, contou com a participação de 430 profissionais, alternando-se entre palestras, mesas redondas, exposições e sessões técnicas. As sessões técnicas contaram com a apresentação de 120 trabalhos que possibilitaram a discussão e a troca de informações sobre a área de Sistemas Elétricos.

SBSE 2008: Realizado pelo Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG em parceria com a CHESF, na cidade de Belo Horizonte – MG, com promoção da Sociedade Brasileira de Automática e o apoio dos principais agentes do setor elétrico brasileiro, o SBSE 2008 contou com 32 sessões técnicas onde foram apresentados 117 trabalhos técnico-científicos. O evento contou com 275 participantes.

SBSE 2010: Foi realizado pela Universidade Federal do Pará em 2010, na cidade de Belém – PA, tendo reunido 315 participantes. Foram apresentados 203 trabalhos distribuídos em 45 sessões técnicas.

SBSE 2012: Foi realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), na cidade de Goiás – GO, com a colaboração da Universidade Federal de Uberlândia, tendo reunido cerca de 600 participantes. Foram submetidos 417 artigos, dos quais foram selecionados 299 para serem apresentados em 45 sessões técnicas.

SBSE 2014: A quinta edição do Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE 2014) foi realizada em Foz do Iguaçu, Paraná, de 22 a 25 de abril de 2014. A organização ficou a cargo do Centro de Engenharias e Ciências Exatas do Campus Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com a colaboração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. Esse evento contabilizou 406 (quatrocentas e seis) inscrições, incluindo professores, pesquisadores, profissionais de empresas e estudantes. O interesse da comunidade foi demonstrado através da submissão de 412 (quatrocentos e doze) artigos técnico-científicos, para análise do comitê técnico e do corpo de revisores.

SBSE 2016: A sexta edição do Simpósio (SBSE 2016) foi realizada em Natal – RN, no período de 22 a 25 de maio de 2016. Foi mais uma oportunidade para apresentação de resultados obtidos nas pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento, bem como as proposições de soluções para os desafios atuais presentes no Sistema Energético, como por exemplo, a integração de grandes parques de fontes alternativas de energia, geração distribuída e consumidores intermitentes, através de redes inteligentes.